Organização Popular Mulheres Timor
COMUNICADO A IMPRENSA
Comemoração do Dia Internacional Da Mulher
Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher a 8 de Março, a Direcção da Organização Popular da Mulher Timor (OPMT) saúda todas mulheres de Timor-Leste e do mundo e, em particular, as que são membros da OPMT, encorajando-as a celebrar esta data especial de homenagem à mulher e que evoca o princípio da igualdade de direitos dos dois géneros a nível internacional.
A 28 de Agosto de 1975, antes do reconhecimento internacional dos direitos da Mulher pelas Nações Unidas, foi criada em Timor-Leste a primeira organização das Mulheres Timorenses, a OPMT. A FRETILIN estabeleceu a OPMT com o fito de englobar todas as mulheres encorajando-as assim a envolver-se organizadamente na luta pela igualdade de direitos e na luta de libertação nacional.
No decorrer deste nosso longo e difícil percurso de luta, as mulheres Timorenses têm vindo a demonstrar que podem e sabem assumir as suas responsabilidades com coragem e abnegação e, em qualquer contexto.
No âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher e, para ressaltar o papel da OPMT na conjuntura actual de Timor-Leste, declaro o seguinte:
a) A OPMT, como organização de massas da FRETILIN, dá o seu apoio total ao candidato do partido FRETILIN, Dr. Francisco Guterres Lú-Olo, às eleições presidenciais para o mandato 2012-2017.
b) A OPMT distancia-se de todas as atitudes e declarações de apoio feitas a título individual a favor de outros candidatos presidenciais.
c) As atitudes e declarações referidas na alínea b) não estão em consonância com a orientação política da OPMT emanada através do Despacho da Secretária-Geral da OPMT, n°03/GSG-OPMT/II/2012, de 8 de Fevereiro de 2012.
Assim, a Direcção e a Estrutura Nacional da OPMT, vêm por este meio:
1. Louvar o Compromisso Eleitoral do Dr. Francisco Guterres Lú-Olo cujo conteúdo é forte e detalhado e, especialmente porque defende e valoriza o papel da mulher no processo de desenvolvimento nacional.
2. Repudiar atitudes e declarações por parte de elementos que utilizam abusivamente o nome desta organização histórica para interesses políticos individuais ou de grupos.
3. Apelar às estruturas sub-nacionais e membros da OPMT para que redobrem a sua vigilância quanto a estas manobras políticas que nao visam senão lançar confusão e prejudicar a nossa organização durante o período da campanha eleitoral.
4. Apelar para a consolidação da unidade no seio da OPMT para que a organização possa reafirmar e redobrar a sua confiança política na FRETILIN e se empenhe melhor nos trabalhos para garantir a vitória do candidato do nosso partido, Dr. Francisco Guterres Lú-Olo, “Presidente da República para todo o Povo”.
Viva Camarada Dr. Francisco Guterres ‘Lú-Olo’!
Viva a Mulher Timor! Viva as Mulheres de todo o Mundo!
A luta continua! A vitória é certa!
Dili, 8 de Março de 2012
Secretária Geral,
Lourdes Maria Alves Araújo
No comments:
Post a Comment