FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Sunday, May 5, 2013

“DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA CULTURA DA CPLP”: TIMOR-LESTE DEVE HONRAR MAIS O DIA 5 DE MAIO




COMUNICADO A IMPRENSA
GABINETE DO DR. FRANCISCO GUTERRES LU-OLO
EX-PRESIDENTE DO PARLAMENTO NACIONAL DA RDTL
PRESIDENTE DA FRETILIN

Dili, Timor-Leste, 5 de Maio de 2013

“DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA CULTURA DA CPLP”: TIMOR-LESTE DEVE HONRAR MAIS O DIA 5 DE MAIO 

O Presidente da FRETILIN, e ex-Presidente do Parlamento Nacional da República Democrática de Timor-Leste, como a Assembleia Constituinte entre 2001-2, Dr. Francisco Guterres Lu-Olo hoje saudou os países fraternos da língua comum, a língua Portuguesa, os irmãos e irmãs na Comunidade de Países da Língua Portuguesa que Timor-Leste integra, pelo dia importante de hoje, 5 de Maio, que é o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP".

“O dia 5 de Maio foi instituído o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP", pelo Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na XIV Reunião Ordinária, realizada no dia 20 de Julho de 2009, na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

“Este é, por isso, o dia em que se comemora a Língua comum entre os 8 Estados-Membros da CPLP: a Língua Portuguesa. A Língua é um dos vetores essenciais da identidade dos povos. A Língua Portuguesa faz parte da identidade, da história e do património comum de 8 países, incluindo Timor-Leste,” afirmou Dr. Lu-Olo.

Segundo o Dr. Lu-Olo, a Língua Portuguesa uniu 8 Estados numa Comunidade, a CPLP, com mais de duzentos milhões de pessoas, que são mais duzentos milhões de pessoas que têm no português a sua Língua, uma parte da sua identificação.

“Temos orgulho ser parte desta comunidade. O português, uma das nossas línguas oficiais, é falado em 4 Continentes, por milhões de pessoas. É hoje a Língua mais falada no Hemisfério Sul. E é já Língua de trabalho em diversas organizações internacionais, sendo falada em muitos fóruns internacionais. Hoje a Língua Portuguesa é mesmo comemorada na UNESCO,” acrescentou Dr. Lu-Olo, um ex-combatente da luta armada, condecorado com a Ordem de Timor-Leste, e reconhecido como um dos líderes da luta para a libertação nacional, passando 24 anos da luta no mato e nas montanhas de Timor-Leste.

O jurista recém licenciado no ano passado, salientou que naquela Reunião do Conselho de Ministros da CPLP de 20 de Julho de 2009,  foi ainda recomendado aos Estados Membros da CPLP "a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, tendo em vista a sua afirmação crescente nos Estados Membros e na Comunidade Internacional".

“Nós os Timorenses, optamos na nossa jovem constituição a língua Portuguesa como uma das nossas línguas oficiais.  Temos estados inseridos no processo da construção da CPLP, a criação  do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), acordámos um novo Acordo Ortográfico pela harmonização da nossa língua, reiteramos a importância de defender a Língua Portuguesa, em todas as cimeiras da CPLP e nas reuniões do Conselho de Ministros e dos Ministros da Educação e da Cultura da CPLP. Estamos em todos os respeitos integrados na CPLP, com todos os benefícios e vantagens que trás, digno de ser um membro desta comunidade de países,” declarou Dr. Lu-Olo.

“Contudo, há ainda muito a fazer pela defesa de uma Língua que é nossa, pela defesa do nosso património comum. Desde logo porque, nos nossos países, há ainda muitos cidadãos que não falam português. A defesa da Língua Portuguesa, a sua promoção e difusão, são essenciais, por diversas razões: para melhorar o ensino, a aquisição e a produção de conhecimento; para ajudar a reforçar a nossa identidade e a nossa posição no Mundo (geo-estratégia); mas também por razões económicas, associadas ao peso da CPLP à escala mundial, num mundo cada vez mais globalizado.

“Nos países da CPLP é possível e desejável que a Língua Portuguesa se consolide e que coexista em harmonia com outros idiomas nacionais, que enriquecem as nossas sociedades. Defender a Língua Portuguesa e aquilo que nos é comum não significa desrespeitar ou ignorar aquilo que nos é próprio, de cada país.

“A diversidade cultural dos Estados membros da CPLP é extraordinária e só nos pode tornar mais fortes como Comunidade. O dia 5 de Maio é o dia da Língua Portuguesa, mas é também o dia da Cultura da CPLP, o que só demonstra o reconhecimento mútuo que temos pela diversidade cultural dos nossos países. A Língua Portuguesa, sendo a língua comum, é, no fundo, o vetor da nossa diversidade cultural, mas é também o ponto de encontro da nossa identidade histórica.

“Timor-Leste é o mais jovem membro da família CPLP. A nossa Constituição consagra a Língua Portuguesa, a par do tétum, como língua oficial de Timor-Leste,” Dr. Lu-Olo acrescentou.

Em 2014, Timor-Leste assumirá a Presidência da CPLP. “Será uma honra, mas também um enorme desafio. Temos a obrigação de fazer mais e melhor pela promoção e pela defesa da Língua Portuguesa, porque desses esforços dependem a educação das nossas crianças e a consolidação da nossa identidade; esses esforços serão essenciais à produção de conhecimento técnico e científico e à sua partilha a nível internacional, serão essenciais à projeção da nossa Língua e da nossa Comunidade (CPLP) no Mundo,” disse Dr. Lu-Olo como lembrança ao estado Timorense para prestar mais devida atenção a esta data auspicia para Timor-Leste e os países fraternos da CPLP.

(Para mais informação contactem o Dr. Francisco Guterres Lu-Olo +670 7723 0012)

No comments:

Post a Comment