FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Friday, December 31, 2010

Homenagem ao Saudoso Presidente Nicolau Lobato




Intervenção do Presidente da FRETILIN
Em homenagem ao Saudoso Presidente Nicolau Lobato

31 de Dezembro 2010

Senhor Presidente da Republica!

Excelências!


Hoje, todos juntos vamos recordar Nicolau Lobato. Durante mais de trinta anos, neste mesmo dia, a FRETILIN vem exercendo este dever de manter imortais as memorias deste grande Filho do Povo maubere.

Nicolau foi um líder de uma dimensão incomensurável e determinação inquebrantável. Filho de uma família humilde, desde de muito cedo começou a demonstrar qualidades de liderança, postura de grande honestidade politica, determinação de um combatente pela Liberdade.

Ao comemorarmos hoje o Trigésimo Segundo ano da sua morte em combate, fazemo-lo consciente da necessidade de se fazer uma reflexão cada mais profunda sobre a sua pessoa de modo a que as novas gerações possam beber deste Grande homem de Estado, deste grande Líder da FRETILIN e deste Grande Comandante-em Chefe das FALINTIL o seu exemplo e torna-lo uma referência incontornável.

Nicolau era um Homem modesto, humilde mas também um Homem de cultura, um permanente autodidacta em busca permanente de conhecimento. Nicolau tinha como uma das suas maiores qualidades a busca permanente da perfeição nos seus actos, da eficiência nas acções, da eficácia nas suas intervenções.

Pela primeira vez o Estado de Timor-Leste assume esta data como uma data mais a registar na Historia do nosso Povo, da nossa Luta Libertação Nacional. Para a FRETILIN e' a consagração de uma verdade irrecusável. Nicolau Lobato, morreu em combate quando como Presidente da FRETILIN assumia o cargo de Presidente da Republica Democrática de Timor-Leste e de Comandante em Chefe das FALINTIL. Por isso tudo, e pela sua actividade em prol do Povo maubere Nicolau quando morreu era Chefe de Estado, Líder incontestável do Povo maubere.

Deste modo, a partir de hoje a FRETILIN decide transferir para Estado a responsabilidade do reconhecimento desta data como uma data importante da nossa Historia a ser todos os anos recordar e comemorada em todo o nosso pais.

Hoje, ao comemorarmos os 32 anos fazemo-lo no Palácio que levou o nome de NL. A FRETILIN agradece a Sua Ex.cia Sr. Presidente da Republica pela oportuna decisão de baptizar este Palácio com o nome do nosso imortal Nicolau Lobato.

Com esta data fechamos as portas ao ano 2010. Dentro de poucas horas estaremos em 2011. No ano passado, nesse mesmo dia, a FRETILIN, através do seu SG lançou o desafio de todos nos juntarmos para fazermos da década 2010/2020 década da Paz, Estabilidade e do arranque para o desenvolvimento. Reiteramos hoje este mesmo apelo sob o olhar silencioso de Nicolau Lobato. Nos, a FRETILIN rejeitamos a violência como instrumento para a conquista do poder. Já o demonstramos na pratica. Para nos 2011 será' um ano de crucial importância para a afirmação deste principio de rejeição da violência e do respeito pela vontade do povo expresso livremente nas urnas. Por isso lançamos o desafio de todos fazermos de 2011 o ano da criação de confiança entre todos os timorenses, ano da consolidação da democracia e do Estado de Direito.

Da nossa parte tudo faremos para contribuir neste sentido.

Bem hajam a todos

A Luta Continua!
Francisco Guterres Lu Olo
Presidente da FRETILIN

No comments:

Post a Comment