FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Friday, December 24, 2010

VAMOS TODOS ERRADICAR AS DESCONFIANÇAS MÚTUAS E FAZER DE 2011 O ANO DA CONSTRUÇAO DA CONFIANÇA ENTRE OS TIMORENSES






MENSAGEM DE NATAL E DE ANO NOVO DO
SECRETÁRIO-GERAL DA FRETILIN
DR. MARI ALKATIRI

Compatriotas!
Buiberes!
Mauberes!


Dentro de poucos dias entraremos na quadra festiva do Natal e do fim-de-ano de 2010.

Que seja um tempo de Festas e um novo ano com novos horizontes de esperanças e de certezas.

Obedecendo ao ciclo normal da vida, mais um ano se passou para cada um de nós.

Em breve entraremos em 2011. É tempo de se fazer um balanço sem complexos, com coragem e dignidade para se poder assumir o fracasso como fracasso e os sucessos como sucessos. Já não há lugar para se escamotearem os problemas. Dispensemos a auto-flagelação, mas saibamos fazer uma reflexão séria e profunda sobre o que fizemos e não fizemos para o bem do nosso povo, das nossas famílias, de toda a sociedade.

Para nós os timorenses, 2011 será um ano de grandes desafios. Ano que precede as eleições Presidenciais e Parlamentares. Todos precisamos de avançar com confiança para as eleições de 2012. Por isso, 2011 deverá ser o ano da criação de um clima de confiança entre todos os timorenses. Confiança nos valores da Libertação Nacional – da Pátria e do Povo – confiança no Sistema Politico e Constitucional, confiança no processo democrático e os seus valores.

Sejamos capazes de erigir um sólido Pacto de Estabilidade, uma nova Plataforma de Unidade Nacional.

Unamo-nos em torno da Constituição da República defendendo todos os princípios e valores nela plasmados.

Unamo-nos na defesa do Estado de Direito Democrático e na reafirmação da nossa vontade inquebrantável de defender todas as nossas conquistas.

Unamo-nos contra o uso da violência como instrumento para a conquista do poder político.

Já Mahatma Gandhi dizia, e eu cito: “No momento em que existe suspeição àcerca dos motivos de uma pessoa, tudo o que ela fizer estará viciado”.

Por isso, o nosso povo espera dos seus Líderes maior lucidez, mais maturidade política, total integridade, ética na sua prática do dia a dia, humildade e modéstia. O Povo exige dos mesmos capacidade de discernir em cada momento de tomada de decisões e de procurar sempre transmitir confiança através dos actos e eliminar incertezas e dúvidas que têm vindo a engrossar suspeições e aumentar as desconfianças.

Os timorenses amam a paz, e querem que a mesma seja cada dia mais consolidada. Querem que o país continue estável para que o desenvolvimento nacional possa acontecer sem mais sobressaltos.

O nosso povo será de novo chamado às urnas em 2012. Por isso, o ano que se avizinha é crucial na criação de confiança no processo que levará os eleitores timorenses às urnas.

É necessário que os principais actores políticos assumam de uma vez por todas que o princípio da alternância no exercício do poder político é altamente sagrado. A alternância determinda pelo resultado do voto livremente exercido, universal e secreto é consequência lógica e normal em sociedades democráticas onde o poder emana do povo e é exercido dentro dos limites previstos na Constituição da República e nas Leis em vigor no país.

É pois importante que todos os Líderes políticos saibam contribuir para a criação deste clima de confiança tão necessário para o sucesso de todo o processo. É imperativo que todos contribuam para a consolidação do Estado de Direito Democrático onde a vontade do Povo é a fonte única de todas as legitimidades.

VAMOS TODOS ERRADICAR AS DESCONFIANÇAS MÚTUAS E FAZER DE 2011 O ANO DA CONSTRUÇAO DA CONFIANÇA ENTRE OS TIMORENSES E ANO DE SOLIDARIEDADE NACIONAL.

VAMOS TODOS PROCLAMAR A DÉCADA QUE TERMINARÁ EM 2020 COMO A DÉCADA DA PAZ, DA ESTABILIDADE E DO DESENVOLVIMENTO.

LIBERTAMOS A PÁTRIA DA DOMINAÇÃO ESTRANGEIRA. LIBERTAREMOS O POVO DA POBREZA E DA DEPNDÊNCIA ECONÓMICA, SOCIAL E POLÍTICA.

A LUTA CONTINUA!

Para todos vão os meus votos sinceros de

FELIZ NATAL E
UM 2011 PRÓSPERO.

Um fortissimo abraço.

Dili, 15 de Dezembro de 2010

No comments:

Post a Comment