FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Monday, August 22, 2011

A FRETILIN realiza a primeira eleição direta da liderança do partido do país




FRETILIN

COMUNICADO À IMPRENSA


Díli, 22 Agosto, 2011


A FRETILIN realiza a primeira eleição direta da liderança do partido do país

A FRETILIN tornou-se no único partido político de Timor-Leste a realizar uma votação nacional direta e secreta de todos os seus membros para os cargos da liderança de topo.

Espera-se que mais de 156 500 membros registados puderam participar na votação para o Presidente e Secretário-Geral do partido, sábado passado, 20 de Agosto.  

Os Estatutos da FRETILIN adotados em 2006, exigiam uma votação embora a única candidatura apresentada este ano tivesse provindo dos titulares – Presidente do partido Francisco Guterres Lu Olo, ex-Presidente do Parlamento Nacional, e do Secretário-Geral do partido, ex-Primeiro Ministro Mari Alkatiri.

O Secretário-Geral Adjunto da FRETILIN José Reis, que é também o Presidente da Comissão de Preparação e Organização da Eleição do partido, disse hoje que o boletim de voto do dia 20 de Agosto proporcionara aos membros a opção de rejeição dos candidatos, mesmo assim não tiveram oposição.

“Os militantes poderiam ter escolhido marcar o quadradinho ao lado do espaço não preenchido em vez do que estava ao lado dos nomes dos candidatos. Por outro lado se o número de votos do dia 20 de Agosto não atingisse uma quota, os candidatos teriam que ser votados no congresso nacional.  No entanto, os resultados preliminares da contagem por todo o pais indicam resultados superiores ao esperado com mais de 150 000 do total dos membros registados terem votando, e que os incumbentes serão reeleitos com uma votação massiva a seu favor,” disse Sr Reis.

“O Congresso Nacional da FRETILIN de 2006 decidira que os nossos regulamentos deveriam exigir que mesmo sem oposição os candidatos sejam democraticamente aprovados ou rejeitados pelas bases.

“Nós pensamos que todos os partidos Timorenses deveriam eventualmente seguir a FRETILIN, realizando eleições diretas e secretas dos seus líderes.”

Sr Reis disse que a votação do dia 20 de Agosto teve lugar em mais de 700 estações de voto em todos os “sucos” (a divisão administrativa constituída por um grupo de vilas) em todos os distritos por todo o país, sem qualquer incidente  Isto incluiu uma participação total dos votantes, em condições absolutamente pacíficas no sub-distrito de Zumalai no distrito de Covalima (Suai), onde a semana passada um membro da polícia tinha sido  assassinado e emergiu um conflito violento entre os grupos de juventude rivais resultando em cerca de 100 casas queimadas.

Mais de 5 000 voluntários do partido participaram como oficiais e monitores da eleição interna por todo o país.  A eleição decorreu sob observação de representantes de observadores de partidos políticos da Indonésia e de Moçambique, partidos nacionais, bem como de ONGs nacionais e internacionais, pessoal das Nações Unidas, e da Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste e STAE (Serviços Técnicos de Administração Eleitoral).  

PARA MAIS INFORMAÇÕES, FAVOR CONTACTAR DEPUTADO JOSÉ TEIXEIRA, NO NÚMERO +670 728 7080


No comments:

Post a Comment