FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Friday, January 13, 2012

Lu Olo: “Sou candidato do partido, mas serei Presidente da República para todo o povo.”



DECLARAÇÃO EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
FRANCISCO GUTERRES LU OLO
CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPUBLICA

Dili, 13 de Janeiro de 2012

Caros conterrâneos, Povo de Timor-Leste!

Foi hoje anunciado, por Sua Excelência, o Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Dr. José Ramos Horta, o calendário para a apresentação de candidaturas e a data de eleições presidenciais para o mandato presidencial de 2012-2017.

Aquando da minha declaração feita no passado dia 15 de Dezembro, prometi que anunciaria publicamente a minha candidatura à Presidência da República, através de conferência de imprensa, após o anúncio da abertura oficial para a apresentação de candidaturas por Sua Excelência, o Presidente da República.  

Informei ontem à Comissão Política Nacional da FRETILIN que faria a minha declaração pública sobre a minha candidatura a Presidente da  RDTL logo após o anúncio oficial do calendário das eleições presidenciais.

Este momento chegou!. Assim, eu, Francisco Guterres Lu’Olo declaro que, apresentarei em breve a minha candidatura a Presidente da República de acordo com as leis e regulamentos em vigor e implementados pela Comissão Nacional das Eleições.

Sinto-me honrado e motivado em candidatar-me para o cargo de Presidente da República e faço-o a pedido dos quadros e militantes da FRETILIN, de muitos veteranos e de vários compatriotas. A minha candidatura não é só apoiada pelos meus camaradas do partido mas também por muitos compatriotas filiados noutros partidos.

Gostaria também de declarar que, antes da apresentação oficial da minha candidatura, entregarei, a título temporário, as minhas funções de Presidente do partido FRETILIN ao Secretário Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri.

Se fôr eleito Presidente da República, congelarei as minhas funções como Presidente do partido FRETILIN a fim de poder servir o Povo de Timor-Leste com imparcialidade total. De acordo com os estatutos da FRETILIN, o Secretário Geral da FRETILIN acumulará interinamente as funções do Presidente do partido até ao fim do mandato.

Sempre me coloquei à disposição do povo desde 1974 até hoje  e  estou assim pronto para  assumir  qualquer  cargo que me seja confiado pelo povo para servi-lo e liderá-lo.

FRETILIN sempre lutou em prol de todo o Povo Maubere. Muitos quadros e militantes da FRETILIN sacrificaram as suas próprias vidas pela causa nacional.

Desejo assim servir  todo o povo. Sou candidato apresentado pelo partido FRETILIN mas, se for eleito Presidente da República, serei Presidente para todo o Povo.

Repito “sou candidato do partido mas serei Presidente da República para todo o povo.”

Compatriotas! Estamos hoje perante uma situação crítica em termos de vida democrática e constitucional. 

Como Presidente, caber-me-á a missão de consolidar a democracia.

Assumirei o dever de consolidar a constitucionalidade e o estado de direito democrático no nosso seio. 

Procurarei consolidar a soberania deste povo e deste estado. Promoverei a paz e a estabilidade no nosso seio para que o nosso povo possa continuar a viver em paz e estabilidade.

Como Presidente da República, serei um Chefe de Estado que saberá respeitar a Constituição e as leis.

Não actuarei como oposição ao Governo e ao Parlamento.
Respeitarei a independência dos Tribunais e contribuirei para a consolidação da justiça. 

Como Presidente, respeitarei a oposição e promoverei a política de inclusão de todos os compatriotas não só no processo de consolidação da paz e da estabilidade mas também no desenvolvimento do país.

O meu ideal tem sido sempre o mesmo desde a minha juventude: servir o povo de Timor-Leste, o estado da RDTL e a FRETILIN. 

Persegui este ideal, no seio do nosso povo, no decorrer da nossa luta de libertação nacional de 1974 a 1999.

Persegui este ideal, de 2001 a 2002 na qualidade de Presidente da Assembleia Constituinte, o órgão que assumiu a responsabilidade de redigir a Constituição da RDTL em vigor até hoje.

Persegui este ideal, entre 2002 e 2007 na qualidade de deputado e Presidente do Parlamento Nacional, o órgão do Estado Timorense que assumiu a responsabilidade de estabelecer os alicerces do estado, leis, tratados internacionais e o orçamento geral do estado anual e que contribuiu para reforçar a capacidade do estado em prol do desenvolvimento político, social e económico do país.

Tenho vindo a perseguir este ideal, de 1974 até hoje, na qualidade de militante da FRETILIN, 

E, foi por esse ideal que eu procurei estudar nos últimos seis anos para aumentar a minha capacidade intelectual. Este ano obterei a minha licenciatura em Direito.  Sei o que significa viver na injustiça e, por isso, farei todos os esforços para reforçar a justiça no nosso seio em prol de todo o Povo.

Como Presidente da República Democrática de Timor-Leste, empenhar-me-ei pelo objectivo da consolidação da democracia, justiça, paz e estabilidade para que o nosso povo possa gozar os benefícios do desenvolvimento da nossa nação.

Boa noite e um grande abraço para todos vós, compatriotas!

Obrigado pela vossa atenção.

PARA INFORMAÇÃO ADICIONAL CONTACTE JOSÉ TEIXEIRA: +670 728 7080

No comments:

Post a Comment