FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Saturday, May 29, 2010

A FRETILIN adverte o chefe da polícia de Timor-Leste para não alarmar as comunidades de Ermera




FRETILIN - PARLAMENTO NACIONAL
COMUNICADO DE IMPRENSA

Díli, 28 de maio de 2010

A FRETILIN adverte o chefe da polícia de Timor-Leste para não alarmar as comunidades de Ermera

Declarações exageradas feitas pelo chefe da polícia nacional, Longuinhos Monteiro, sobre a situação de segurança no distrito de Ermera, tem alarmado desnecessariamente as comunidades locais e parece ter uma motivação política, disse hoje o deputado da FRETILIN José Teixeira, um membro da comissão do Parlamento da Defesa, Segurança e dos Assuntos Externos.

O Sr. Teixeira disse que o "alarmismo" do comandante geral Monteiro pode estar relacionado com a visita prevista do de facto primeiro-ministro Xanana Gusmão, a Ermera na próxima semana.

O Sr. Teixeira disse que a FRETILIN irá apelar à comissão parlamentar para chamar o secretário de estado da Segurança e o chefe da polícia Monteiro para explicarem os acontecimentos que afetam a segurança em Ermera.

"Estamos muito preocupados pela forma como este assunto tem sido tratado. Temos sérias preocupações da intenção da polícia quando o de facto primeiro-ministro visitar o distrito de Ermera", disse ele.

O Sr. Teixeira disse que a FRETILIN analisou a situação de segurança em Ermera e procurou saber as preocupações e opiniões das comunidades locais, dos seus líderes, da Polícia local, bem como do pessoal da defesa e segurança pessoal e ainda de outros, e as opiniões destes contradizem as declarações alarmistas do comandante Monteiro.

O Sr. Teixeira disse que, "em 19 de maio de 2010 Monteiro foi relatado no Timor Post como referindo-se a um grupo organizado envolvido em atividades terroristas, que aterrorizavam e intimidavam comunidades, que estavam armados com armas de fogo e que tinha havido duas horas tiroteio" com a polícia no distrito de Ermera. Essas declarações claramente alarmaram as comunidades, e geraram perguntas no parlamento."

Contudo, hoje o Timor Post relatou o responsável máximo da polícia de Ermera, o comandante distrital Mariano Martins Soares, dizendo que, "eu não vi o rosto de uma pessoa envolvida em tais ilegalidades até agora, e quanto ao tiroteio talvez tenha sido o som de uma cama a bater durante a noite, e fez as pessoas na capital Díli acharem que houve tiros aqui em Ermera ".

O Sr. Teixeira disse que o comandante Monteiro tem espalhado boatos infundados sobre os grupos armados e de armamento espalhado em todo o distrito.

"O comandante da polícia de Ermera deixou claro na sua entrevista ao Timor Post que tinha havido alguma conduta criminosa, mas que as vitimas das comunidades relataram que os atacantes estavam apenas armados com machetes e não armas de fogo". Outros analistas da defesa e segurança que examinaram a situação em Ermera concordam com a avaliação do comandante do distrito.

O Sr. Teixeira disse que o alarmismo do comandante Monteiro foi similar às suas declarações alarmistas sobre a atividade dos 'ninja' nos distritos de Bobonaro e Covalima , no início deste ano.

"Estas declarações foram acompanhadas por uma grande operação policial, resultando em relatos generalizados de abusos dos direitos humanos documentados pelo Provedor de Justiça de Timor Leste para os Direitos Humanos e Justiça, e da ONG nacional dos direitos humanos, a Associação HAK. Estamos preocupados que o mesmo se vá repetir em Ermera ", acrescentou.

*Para mais informações contactem o deputado José Teixeira +670 728 7080
.
**Tradução de ROSÁRIO PEDRUCO para o TLN

No comments:

Post a Comment