FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Monday, June 7, 2010

FRETILIN.MEDIA: Governo reconhece que 60% das obras públicas são de má qualidade




FRETILIN

COMUNICADO DE IMPRENSA

Díli, 07 de junho de 2010

Governo reconhece que 60% das obras públicas são de má qualidade

O governo de facto da AMP finalmente admitiu que o seu "Pacote Referendum" no valor de US$74 milhões para as obras públicas foi um fracasso dispendioso. O seu secretário de Estado das Obras Públicas, Domingos Caero, disse que "cerca de 60 por cento dos projetos do Pacote Referendum são de má qualidade, e que já tomamos medidas para penalizar as empresas que nós identificamos como não sendo boas". (Timor Post, 7 de junho de 2010).

O deputado da FRETILIN e membro do parlamento do comité das Infraestruturas, Inácio Moreira, disse hoje que a falha foi inevitável uma vez que o "Pacote Referendum - assim chamado porque foi anunciado coincidindo com o 10º aniversário do referendo de 1999 para a Independência - foi feito à pressa para gastar o dinheiro do orçamento adjudicado para a polémica central elétrica a óleo pesado, que acabou por ser cancelada e para proveito eleitoral.

"Não houve planejamento, nem projetos de engenharia ou técnicos, sem estudos de viabilidade, sem estudos de impacto ambiental", disse o Sr. Moreira. "Agora, o homem no comando do Pacote admite que o resultado é " 60% mau ".

O Sr. Moreira disse que o governo de facto estava agora a tentar fazer dos empreiteiros bodes expiatórios pela falha do próprio governo em planejar e preparar projetos.

"A FRETILIN tem persistentemente levantado questões no parlamento e destacado na imprensa de que inúmeros projetos têm sido fracassos miseráveis", disse ele.

"Nós também temos questionado relativamente à legalidade da atribuição do orçamento e da decisão do governo de transferir o dinheiro diretamente para o Associação Nacional de Empreiteiros, AECOOP, mesmo antes de qualquer obra física ter começado.

"Nós vamos procurar responsabilizar o governo através de um inquérito parlamentar. Isso deve acontecer o mais depressa possível, porque o governo de facto já lançou um pacote semelhante, chamado "Pacote de Desenvolvimento ", e mais uma vez, sem um planejamento adequado ou preparação. "

Para mais informações contacte o deputado José Teixeira +670 728 7080

No comments:

Post a Comment