FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Tuesday, September 7, 2010

"Vice-Primeiro-Ministro um bode expiatório para a corrupção dentro do governo AMP", diz Alkatiri




FRETILIN
Comunicado de Imprensa 

Díli, 7 de setembro de 2010

"Vice-Primeiro-Ministro um bode expiatório para a corrupção dentro do governo AMP", diz Alkatiri
O primeiro-ministro de facto, Xanana Gusmão, lançou uma ofensiva contra o seu próprio vice Mário Carrascalão com o objetivo de deter o Sr. Carrascalão de expor a corrupção ministerial, disse hoje o secretário-geral da FRETILIN e ex-primeiro-ministro, Dr. Mari Alkatiri.
Mari Alkatiri disse que, o Sr. Gusmão pretende desacreditar a tomada de posição contra a corrupção do vice-primeiro-ministro Carrascalão, e fazer dele um bode expiatório para a má gestão das finanças públicas.
Gusmão nomeou Carrascalão como vice-primeiro-ministro da Administração do Estado em 22 de Janeiro de 2009, com especial responsabilidade para o combate à corrupção. Os poderes do Aprovisionamento foram transferidos do departamento do Aprovisionamento no ministério das Finanças para o gabinete do Sr. Carrascalão.
Mas em 25 de agosto de 2010, o Conselho de Ministros do Sr. Gusmão, repreendeu o Sr. Carrascalão, e retirou-lhe os seus poderes de todas as compras governamentais e entregou o poder para os ministérios de linha.
"Esta é a quarta vez que a administração de Gusmão mudou o mecanismo legal para a realização de contratos públicos - outro exemplo da sua incompetência e má administração", disse Mari Alkatiri.
Em 02 de Setembro, o porta-voz do Governo de facto da AMP, o Sr. Ágio Pereira, emitiu um comunicado acusando o Sr. Carrascalão de procurar "difamar e intimidar" os membros do governo com "alegações infundadas de corrupção". (Link a DECLARAÇÃO SOBRE O GABINETE DO VICE PRIMEIRO-MINISTRO MÁRIO CARRASCALÃO: http://timor-leste.gov.tl/?p=3762)

No mesmo dia, o Sr. Gusmão descreveu o Sr. Carrascalão como "uma pessoa estúpida" que "fez um muito dinheiro com o derramamento de sangue dos timorenses " durante a ocupação indonésia de Timor Leste. (Link ao artigo do Tempo Semanal: " Xanana Chama Mário Carrascalão estúpido, uma crise de confiança surge no Governo AMP": http://temposemanaltimor.blogspot.com/2010/09/xananas-calling-mario-carrascalao.html)
O Dr. Alkatiri disse que o chefe do governo de facto da AMP, Sr. Gusmão, deve assumir a responsabilidade pelas políticas repetidas e falhas administrativas e da corrupção generalizada no seu governo, em vez de culpar os outros.
"No entanto, o Sr. Carrascalão não é inocente. Ele foi muito ingénuo ao aceitar tal função em tais circunstâncias. Não tem havido vontade política demonstrada pelo Governo de facto de combate à corrupção. Ele claramente não compreendia que o reforço das instituições do Aprovisionamento do Estado é um elemento essencial para combater a corrupção. Desde o início, que os seus esforços foram enfraquecidos pela resistência dos colegas que estavam determinados a parar as suas tentativas de reforma do Aprovisionamento, e das suas investigações sobre a corrupção, a má e a falta de administração.
"Nós não duvidamos das boas intenções do Sr. Carrascalão, mas nós avisamos publicamente que o Sr. Gusmão estava a preparar uma armadilha para ele e que ele iria ser o bode expiatório um dia. Acima de tudo, ele deveria ter percebido que aceitar a tarefa de executar US$ 180 milhões em despesasorçamentais de capital e desenvolvimento com a comprovada falta de capacidade em gestão financeira, bem como a falta de compromisso para com a transparência na gestão das finanças públicas, só poderiam tê-lo colocado na posição em que ele se encontra agora," disse Mari Alkatiri.
"O tratamento dado ao senhor Carrascalão revela que os ministros incompetentes e desonestos irão ser autorizados a permanecer nos seus cargos, e há muito tempo que o Sr. Gusmão deveria ter-se livrado deles.”
"Este incidente mostra claramente que a podridão está implementada, e que há uma crise de confiança entre os ministros e líderes de várias fações do Governo de facto".
"O Sr. Gusmão não pode escapar da responsabilidade, porque foi ele quem criou esta coligação disparatada e dividida de pessoas que não têm uma visão comum, que não têm um registo de dever cívico, que veem um alto cargo como uma oportunidade para ganhos financeiros pessoais, incluindo pessoas que nunca foram nacionalistas, e que eram contra o nacionalismo timorense," declarou Mari Alkatiri.
Para mais informações contacte José Teixeira +670 728 7080

No comments:

Post a Comment