FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Saturday, December 17, 2011

DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA FRETILIN CAMARADA FRANCISCO GUTERRES LU OLO SOBRE O CANDIDATO DA FRETILIN PARA PRESIDENTE DA REPUBLICA




DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA FRETILIN
CAMARADA FRANCISCO GUTERRES LU OLO
TRANSMITIDA PELA RÁDIO MAUBERE
ás 07:00pm de quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011

Camaradas Buiberes e Mauberes.

Como todos sabemos ao longo destes últimos meses, alguns dos nossos concidadãos Timorenses se declararam candidatos à Presidente da República da RDTL nas eleições presidenciais do próximo ano.

Desde que alguns conterrâneos se mostraram disponíveis para se candidatarem, têm havido especulações sobre qual o candidato a ser apoiado pelo partido FRETILIN.

Na reunião da Comissão Política Nacional do dia 30 de Setembro deste ano, a CPN decidiu declarar que: “era ainda muito cedo para que a FRETILIN, como partido, se decidisse sobre o seu candidato, e que tomaria uma decisão quando o calendário da eleição presidencial de 2012 for formalmente anunciado.  Só nessa altura a FRETILIN tomará uma decisão e a tornará pública.”

A CPN decidira apelar uma vez mais aos quadros e militantes para aguardar pela decisão da CPN e para não cair nas manobras engendradas na busca de apoio dos quadros e militantes de base para este ou aquele candidato. Apelou aos militantes e quadros para que aguardem, porque os membros da CPN precisam de tempo para descerem às bases e esclarecer sobre as decisões tomadas pela CPN e fazer ao mesmo tempo a consulta das estruturas distritais sobre o processo de escolha do candidato da FRETILIN.

A consulta aos quadros e militantes da FRETILIN foi efetivamente realizada e no passado 27 de Novembro, o Comité Central da FRETILIN reuniu-se em sessão alargada às 13 Comissões Políticas Distritais e 65 coordenadores sub-distritais. Nesta reunião os quadros nacionais e quadros dos distritos e subdistritos presentes decidiram pelo total apoiar-me como candidato da FRETILIN a Presidente da RDTL na eleição de 2012.

Como dissera nessa altura, agradeço e sinto-me honrado pelo forte apoio que recebi da totalidade dos quadros da FRETILIN, manifestando o apoio total à minha candidatura a Presidente da República nessa reunião do CCF.

Porém pedira ao CFF e a todos os quadros e militantes para que me dessem duas semanas para ponderar, juntamente com o camarada secretário geral da FRETILIN, sobre algumas questões relevantes ao interesse nacional antes de anunciar a minha candidatura a Presidente da República na eleição de 2012.

Hoje, 15 de Dezembro, o atual Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, teve um encontro com os partidos políticos para consultar com estes sobre a data da próxima eleição do Presidente da República da RDTL para o mandato 2012-2017.

Resultante do processo de consulta com os quadros e militantes de base conforme decisão da CPN, da reunião do CCF do dia 27 de Novembro e da reunião hoje havida entre os partidos políticos e o Presidente da República Dr. José Ramos-Horta, tomo esta oportunidade para informar aos quadros e militantes da FRETILIN através da Rádio Maubere em primeira mão, e em conformidade com os estatutos do partido FRETILIN, que sou eu por natureza o candidato do partido FRETILIN a Presidente da RDTL para o mandato de 2012-2017 na eleição que se realizará no próximo ano.

Mesmo assim, eu e o camarada secretário-geral Dr. Mari Alkatiri, manteremos o diálogo com outros candidatos com os quais já  tínhamos iniciado.

Anunciarei oficialmente ao público a minha candidatura através de uma conferência de imprensa quando o senhor Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta anunciar oficialmente o calendário para apresentação de candidaturas.

Uma vez mais, quero reafirmar que me sinto bastante honrado pela confiança que os quadros e militantes da FRETILIN e outros cidadãos depositaram em mim para que eu me apresente como candidato a Presidente da República.

Agradeço o vosso tempo.

Sede do CCF, Comoro, Díli, RDTL.

(Esta é uma tradução do anuncio originalmente feito em Tétum e transmitido pela Radio Maubere, em Comoro Dili, RDTL)

No comments:

Post a Comment