FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Wednesday, February 1, 2012

Presidente da FRETILIN Lu Olo Candidata-se Oficialmente para as presidenciais de 2012



FRETILIN.Media
RELEASE

Dili, Timor-Leste, 31.1.2012

Presidente da FRETILIN Lu Olo Candidata-se Oficialmente para as presidenciais de 2012

Dr. Francisco Guterres Lu Olo, presidente do partido FRETILIN e ex-Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste (2002-2007) entregou hoje ao Tribunal de Recursos em Díli os formulários de candidatura à eleição presidencial deste ano em conformidade com as exigências estabelecidas pela Lei de Eleição Presidencial.

A sua candidatura é apoiada por 22 970 assinaturas de votantes registados de todos os distritos e sub-distritos do país, embora a lei apenas exija o apoio de 5 000 signatários.

Foi acompanhado ao Tribunal de Recursos pelo Secretário-Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri e os Representantes Legais da Campanha, a Secretária-Geral Adjunta e Deputada, Sra Josefa Pereira, Sra Joana Vasconcelos e Sr Luís Lobato, assim como outros dirigentes da FRETILIN.

O Presidente do Tribunal de Recurso, Dr. Cláudio Ximenes certificou a receção dos documentos exigidos ao abrigo da lei em nome do Tribunal.

"Começo como candidato do meu partido, mas serei o Presidente de todo o Povo de Timor-Leste.  Como presidente farei todo o possível para ser o símbolo e promotor da nossa soberania  e unidade nacionais,” Lu Olo disse aos jornalistas.

Dr. Lu Olo pediu a suspensão temporária do cargo de Presidente da FRETILIN durante o período de duração da campanha eleitoral e comprometeu-se que, se for eleito Presidente da República, pedirá congelamento do seu cargo de presidente do partido, para servir o Povo e a Constituição da República Democrárica de Timor-Leste imparcial e fielmente  possível como chefe de estado.

Dr. Lu Olo venceu por um número substancial de votos  a primeira ronda da eleição presidencial de 2007, com o atual Presidente José Ramos-Horta num claro segundo lugar, mas foi derrotado na segunda volta da eleição, quando Sr. Ramos-Horta  foi capaz de segurar o apoio dos outros candidatos.

"Sinto-me confiante que o povo de Timor-Leste irá escolher o próximo chefe de estado consciente e livremente.  Demonstrei uma vez já, em 2007, que sei como aceitar o seu veredicto com normalidade.  Espero de todos uma campanha positiva e construtiva, e tenho pedido a todos os candidatos para assegurarmos uma campanha de modo que vencedores e vencidos possam contribuir para o fortalecimento da paz, estabilidade e unidade nacionais.  O que o nosso povo quer acima de tudo, e plenamente merecem, é paz e estabilidade.  Cabe a todos e a cada um de nós, como candidatos a chefe de estado, garantir-lhes isto de alguma forma, sempre que pudermos em todas as oportunidades, incluindo durante esta campanha,” sublinhou Lu Olo.

Dr. Lu Olo nasceu em Ossu no distrito de Viqueque, na parte leste do país em 7 de setembro de 1954 e juntou-se à FRETILIN em 1974.  Lu Olo passou posteriormente 24 anos consecutivos, durante a ocupação Indonésia, nas montanhas e selvas de Timor-Leste lutando pela liberdade do país.

Depois do referendo patrocinado pelas NU de 1999, que resultou na retirada da Indonesia, Lu Olo deixou os seus tempos de resistência armada para trás e concentrou-se na construção do seu partido FRETILIN, que ele já liderava desde 1997. Eleito seu Presidente em 2001, levando no mesmo ano a FRETILIN à vitória nas eleições para a assembleia constituinte.  Reeleito desde então para o cargo mais alto da FRETILIN por duas ocasiões, em Maio de 2006 e Agosto de 2011, a última através da primeira  eleição direta da liderança do partido pelos seus membros a acontecer pela primeira vez em Timor-Leste.  Mais de 165 000 membros da FRETILIN votaram nestas eleições nacionais internas do partido realizadas no dia 20 de Agosto de 2011.

Dr. Lu Olo tem dedicado os últimos seis anos aos estudos para uma graduação em direito e, estará admitido para praticar advocacia em Abril deste ano.  Será o primeiro veterano da resistência armada em Timor-Leste a consegui-lo.

Lu Olo é casado com Cidália Lopes Guterres, e o casal tem três filhos, Francisco Cidalino Guterres (Olo Kai), Eldino Nobre Guterres e Felezito Samora Guterres.

PARA MAIS INFORMAÇÕES POR FAVOR CONTACTAR JOSÉ TEIXEIRA NO NÚMERO  +670 728 7080


No comments:

Post a Comment