FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Thursday, June 10, 2010

FRETILIN concorda com o PSD: o Sr. Xanana está a fazer uma campanha política e não uma consulta pública



FRETILIN

COMUNICADO DE IMPRENSA

Díli, 9 de junho de 2010

FRETILIN concorda com o PSD: o Sr. Xanana está a fazer uma campanha política e não uma consulta pública

O vice-presidente e deputado da FRETILIN no Parlamento Nacional, o Sr. Arsénio Bano declarou hoje que a FRETILIN concorda com a declaração da deputada do PSD, a Sr.ª Maria Exposto, ela disse que o Sr. Xanana Gusmão na sua visita ao suco de Aiseo, no distrito de Ermera, que ele não esteve a fazer uma consulta pública mas, " uma campanha do próprio partido".

O Sr. Bano afirmou que as declarações da Sr.ª Exposto ao Diário Nacional na reportagem da edição de hoje, dia 9 de junho, estão corretas, e são idênticas às declarações que a FRETILIN tem feito desde que o Sr. Xanana começou a sua campanha no mês de abril, no distrito de Lautém.

" Desde o início que os militantes da base da FRETILIN nos disseram logo que as visitas do Sr. Xanana aí não foram uma consulta pública, mas uma campanha política. Por isso, nós afirmamos também numa declaração política no Parlamento Nacional a nossa preocupação, de que o Sr. Xanana usou o dinheiro do estado, o dinheiro do povo para fazer uma campanha política, mas denominou enganosamente de consulta pública" declarou Bano.

Na declaração política da bancada da FRETILIN do dia 26 de abril de 2010 com o título: " Sr. Xanana Abusa Do Orçamento De Estado Para Fazer Pré Campanha", a bancada da FRETILIN declarou:

"Na semana passada, nós todos testemunhamos o espetáculo no distrito de Lautém da qual o Sr. primeiro-ministro de facto chamou de " consulta pública" mas que tem mais um caráter de " campanha política". Mas, como muitas pessoas que participaram disseram, em vez de consulta pública foi mas é uma " ditadura pública", porque a consulta consistiu no primeiro-ministro de facto gritar para a audiência durante duas ou três horas, e depois eles apenas tinham um minuto ou dois para poderem dar a sua opinião, mas eles é que aguentaram com ele por muito tempo".

De acordo com o Jornal Diário, a Sra. Maria Exposto disse que em relação à proposta do Sr. Xanana de ir visitar Ermera no dia 12 de junho, " se for para fazer a consulta do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Nacional (PEDN), então, que vá aos sub-distritos para envolver todo, mas todo o povo e para o povo não sentir-se discriminado, mas quando vai apenas a um suco, quer dizer que o primeiro-ministro não vai fazer a consulta do PEDN, mas sim uma campanha do próprio partido, esta é a preocupação do povo e a minha também".

Ela acrescentou, " eu como representante do povo preocupo-me quando o povo se preocupa, por isso mesmo para ir falar do interesse nacional tem de se envolver todas as pessoas, qualquer entidade não pode convidar apenas um grupo ou um partido, e convidar diretamente o primeiro-ministro para individualmente visitar um suco , isto quer dizer que vai representar já o presidente de um partido, para falar do interesse do partido naquele suco".

" A FRETILIN concorda 100% com a preocupação da senhora Exposta e do povo de Ermera, porque o Sr. Xanana quer fazer uma campanha para ganhar a simpatia do povo, e para pressionar todas as pessoas a fazerem o que ele quer em relação ao Plano Estratégico, ele quer pressionar para mudar a lei do petróleo, gastar muito dinheiro, mas não quer abrir os braços para um consenso nacional".

" Mas, o problema é que ele está a gastar muito dinheiro do estado, porque nós podemos ver que os carros que o acompanham não são poucos, são mais de 70 carros, muitos polícias e funcionários públicos. Porque todas as pessoas recebem por dia, e têm também de pagar a gasolina e comer, então, esta é uma campanha política muito cara feita com o dinheiro do povo. De acordo com o que nós pensamos, nós ainda vamos responsabilizar o Sr. Xanana por este feito. Nós esperamos que quando nós procurarmos responsabilizar o Sr. Xanana, alguns partidos e a AMP nos apoiem, " disse Bano.

Para mais informações ligue para o deputado Arsénio Bano: +670 741 9505

No comments:

Post a Comment