FRETILIN.Media

2010-2020: DECADE OF PEACE, STABILITY & DEVELOPMENT/DEKADA PAZ, ESTABILIDADE NO DEZENVOLVIMENTU

Media service of the FRETILIN party.
Servisu media partidu FRETILIN nian.

Contacts/contactus:

Deputadu Jose Teixeira
Tel. Mobile: +670 728 7080
Email: fretilin.media@gmail.com

Tuesday, December 7, 2010

Mensagen Mensagem de Saudade Ao Saudoso Artur Maria do Nascimento









(Camarada Artur Nascimento foi membro do Comite Central da FRETILIN entre 1974-1978, quando foi abatido em combate para libertar o seu Povo e Nacao)


Mensagen Mensagem de Saudade Ao Artur Maria do Nascimento


Pela mulher Fátima Guterres

Tão longe, tão perto de mim.


Estamos sempre ligados um ao outro. Nunca te esqueci até nos meus sonhos.
...A morte apenas te levou, mas a saudade ficou e muitas vezes temia afundar-me numa dor sem retorno, porém a força e a coragem que existem em mim fizeram-me suportar a cruz com energia.

Com ternura aflita e muita dor que não dói, volto de novo ao passado como se fosse hoje.

Ao sabor da guerra com todos os seus ingredientes mortíferos com o aroma a pólvora, tu e eu atravessávamos juntos uma fase muito fecunda, fruto da experiência adquirida durante a guerra.

Compartilhávamos as alegrias comuns, as tristezas que nos comoveram, as esperanças e os sonhos que a vida nos estava a oferecer.

Foi a relação mais importante das nossas vidas, fomos cúmplices dos nossos actos, cujos segredos guardados à chave, para se compreender alguns dos acontecimentos mais expressivos.

Tamanha prova de lealdade e respeito, confirma o que para mim foi sempre a expressão de uma união profunda posta à prova em condições muito difíceis.

Uma enorme intimidade o que nos permitia sempre confessar mutuamente condições felizes ou desgraçadas das nossas vidas pessoais.

Ensinaste-me a viver a liberdade do sonho, o entusiasmo, a não se perder no labirinto secreto dos caminhos e a realidade nunca mais será mágica, de renascer com capacidade cada etapa de história, sempre fiel à própria visão o temperamento de testemunha, símbolo de todas as amizades, nascidas entre as tensões e angústias da guerra.

Sempre foste muito respeitador das decisões por mim tomadas, apesar de, não deixaste de me revelar o que pensavas.

Cultivaste amizade com dedicação, que impunha deveres sagrados, cuidado extremo e doações iguais direitos.

Ao longo de altos e baixos da guerra, sempre tiveste vontade de conhecer e aprender mais, nunca deixaste um só momento de ser um político com ideais puros, revolucionário por inteiro, homem do povo, indicador da força do povo, homem de confiança e com uma fidelidade impressionante.

Cumpriste o teu dever como guerrilheiro, membro do Comité Central da FRETILIN, ocupando cargos da mais elevada responsabilidade.

A recordação da tua pessoa, da tua vida, da tua luta viverá sempre no coração do povo timorense.

Recordo-me com todo o respeito, o momento histórico durante a luta, quando os carrascos te ceifaram e tombaste em meus braços, com o corpo ainda quente, com a eternidade de amor, olhaste bem nos meus olhos, nos abraçamos, era a nossa despedida, ainda te chamei e me respondeste mas pouco depois partiste para outro além. Naquele momento derradeiro e tão cruel, a dor tomou conta de mim, a minha felicidade foi-se embora e as minhas lágrimas também se despediram dos meus olhos.

O teu sangue derramado fertilizou o solo da nossa Terra Mãe para tornar possível a liberdade.

Por isso com sincera admiração de viva voz grito: mereces uma homenagem maior do que a importância que te deram em vida, meu grande herói da Pátria e grande amor da minha vida.

Honra e Eterna Glória!
Viva a FRETILIN!
Viva a nossa Pátria independente!

Com muito amor e eterna saudades
Da tua para sempre Fátima Guterres 

1 comment:

  1. Uma linda mensagem, adoro muito as palavras prestadas para o herói.
    O saudoso merece ser reconhecido e merece ser homenageado pelos os timoreses quer os povos quer os líderes.

    ReplyDelete